Conheça o falcão de laggar e o seu projeto de conservação

Neste artigo vamos conhecer esta espécie de falcão, quase desconhecida, os esforços de conservação que estão a ser realizados na Europa e a nossa participação neste projeto.

Factos sobre o Falcão de Laggar

Caracterização: O Falcão de Laggar (Falco jugger) é um falcão de tamanho médio: tem cerca de 46cm de comprimento, da ponta do bico à ponta da cauda; uma envergadura de 88 a 115 cm e pesam entre 420gr e 1000gr. As fêmeas são maiores que os machos (como na maioria das aves de rapina).

Fonte: wikipédia

 

Distribuição: Paquistão; Índia e Nepal. Ocasionalmente, ocorre na China em movimentos migratórios.

Fonte: Bird Life International

 

Taxonomia: anteriormente considerado uma subespécie de Falcão Lanário (Falco biarmicus) segundo Sibley and Monroe (1990). Atualmente, pensa-se que poderá formar uma superespécie com outros membros do subgénero hierofalco (Kleinschmidt 1901), que incluem o Falcão Lanário (Falco biarmicus), o Sacre (Falco cherrug) e o Gerifalte (Falco rusticolus). Este grupo poderá, ainda, incluir o Falcão Negro Australiano (Falco subniger) (Wink et al. 2004).

Movimentos: Migrador local

Habitat: Ocorre em bosques abertos e secos e outros habitats abertos com árvores dispersas. Anteriormente era, com frequência, encontrado em cidades e vilas.

Alimentação: Alimenta-se de pequenos animais, como mamíferos e aves. Os lagartos de cauda espinhosa formam uma parte importante da sua alimentação.

Fonte: Wikipédia

 

Reprodução: Geralmente, usa o antigo ninho de abutres, milhafres ou corvos, em árvores, penhascos ou mesmo em edifícios. Geralmente, fazem uma postura de 3 ou 4 ovos, que são mais claros e rosados do que os ovos do Falcão Peregrino.

Estatuto de conservação: Atualmente, a espécie apresenta um declínio acentuado devido a diversas ameaças, como a redução das fontes de alimento e a perseguição direta. Está classificado, pelo IUCN, como “Quase ameaçado”.

Fonte: IUCN

 

O Projeto Lugger

Os objetivos deste projeto são extremamente simples e, simultaneamente, difíceis na sua execução.

Assim, no Reino Unido (sede do projeto) e na Europa, é esperado que através da reprodução em cativeiro, seja construído um pool genético diversificado. O objetivo é formar uma rede de segurança saudável e estável, caso surja a necessidade de ajudar a reintroduzir esta espécie nos países de origem.

Fonte: ProjectLugger

 

Além disso, procuram estabelecer relações fortes com as autoridades e habitantes locais, no Paquistão. No futuro, é desejável estender estas relações a noutros países afetados. É fundamental aumentar a consciência sobre esta espécie e os desafios que a mesma enfrenta.

Site do projeto Lugger: projectlugger.org

 

Em Portugal

A Associação Portuguesa de Falcoaria apoia institucionalmente este projeto, desde a primeira hora.

Assim, a nível nacional contamos com dois casais desta espécie com o objetivo de reprodução.

Em temporadas passadas já foram conseguidos alguns sucessos.

Com a ajuda da comunidade internacional de falcoeiros, esperamos que seja possível aumentar o número de indivíduos e assegurar a reprodução da espécie, nos próximos anos, de forma regular.

 

Fotos: Don Richardson

* No dorso do falcão podem ver um emissor de GPS que permite localizar a ave em tempo real caso a mesma se perca.

Além disso, uma outra ave desta espécie encontra-se, atualmente, a ser treinada e voada em falcoaria. Isto serve o propósito de aumentar o conhecimento sobre a espécie e o interesse de outros falcoeiros em treinar e voar esta espécie de falcão. As aves criadas a abrigo deste projeto não são vendidas/transacionadas em nenhuma circunstância.

 

Para mais informações

Global Raptor Information Network. 2021. Species account: Laggar Falcon Falco jugger. Em: http://www.globalraptors.org.

BirdLife International (2021) Species factsheet: Falco jugger. Em: http://www.birdlife.org 

Site do projeto Luger: projectlugger.org

Sobre a falcoaria e conservação: https://apfalcoaria.org/falcoeiros-conservacao/