Falcoaria é bem-estar

Bem-estar animal e falcoaria

A falcoaria baseia-se numa cumplicidade única, desenvolvida há mais de 4000 anos entre a ave de presa e o falcoeiro. Esta cumplicidade só se consegue com uma ave bem tratada, em excelente estado de saúde, na sua melhor forma física e sujeita a um mínimo de stress.

A falcoaria é uma atividade que, acima de tudo, promove o bem-estar animal. Para garantir o bem-estar das aves de presa mantidas em cativeiro recomendamos a todos os que estejam interessados em começar a praticar falcoaria a realizar um curso de iniciação ou a acompanhar um falcoeiro durante, pelo menos, uma época de caça.

 

Perguntas mais frequentes sobre o bem-estar das aves de presa:

1. Os piós e o caparão prejudicam a ave de presa?

Não, de forma alguma. Os piós (pequenas tiras de cabedal presas às patas) são confecionadas e adaptadas às patas da ave e não estrangulam ou sequer apertam firmemente.

O caparão é o “capacete” que cobre os olhos da ave. Este nunca toca os olhos a ave e tem a função de o acalmar e relaxar, pois ao lhe limitar o excesso de estímulo visual também lhe reduz o stress.

 

2. Como são alojadas as aves de falcoaria?

Falcão peregrino de falcoaria no banco

As aves em falcoaria devem estar sempre resguardadas da chuva, sol ou vento intenso. No entanto, devem ter acesso a desfrutar do exterior com regularidade.

Os alojamentos devem ser limpos com frequência e a ave deve ter acesso regular e diário a água. As aves devem ser alojadas tendo sempre em conta a sua segurança, em especial, longe de outros animais que possam atacar a ave de presa (cães, gatos, etc.).

A manutenção de aves em poleiros, onde as aves descansam, de forma prolongada, apenas é aconselhada para aves que praticam vôo/treino ou caça com regularidade.

 

3. Qual a importância do treino para a ave?

O treino é fundamental para reduzir o stress, manter a boa forma física e saúde da ave. É uma rotina saudável e fundamental para as aves de falcoaria. 

 

4. As aves são treinadas para fazer truques ou comportamentos não naturais?

Voo e Caça

A falcoaria é, apenas, uma reprodução dos comportamentos que a ave teria em estado selvagem (nomeadamente o voo e a caça). As aves não são treinadas para realizar truques ou outros comportamentos menos naturais. 

 

5. Por que razão é gerida a alimentação destas aves?

Como todos os predadores, as aves de presa são capazes de comer muito mais do que necessitam, pois estão preparadas para conservar energia. No entanto, esta característica, aliada ao facto de serem mantidas em cativeiro, pode levar a que estas aves fiquem obesas. Tal como como acontece nos humanos.

O peso, nutrição e comportamento das aves de presa são avaliados continuamento pelo falcoeiro, de modo a garantir a sua saúde e melhor forma física. Afinal, as aves de presa são atletas de elite.

 

6. Como são transportadas as aves de falcoaria?

Caixa de transporte

São transportadas em caixas de transporte ou poleiros protegidos, especificamente construídas para as transportar em segurança

Saber mais: Pode saber mais sobre este tema em: raptorwelfare.org