Aprender falcoaria

Como posso começar a praticar falcoaria?

Se está a pensar em ir já comprar uma ave, esqueça. Começar a praticar falcoaria exige uma preparação e dedicação longas, que passam por uma série de etapas.

Comprar a ave é a última dessas etapas. Lembre-se de que a Falcoaria é um compromisso para a vida com as aves de presa e com o seu bem-estar e, por isso, não deve nunca ser praticada por impulso.

Explicamos-lhe então os 5 passos para começar a praticar falcoaria:

  1. Peça a ajuda a um falcoeiro ou faça o curso de iniciação à Falcoaria.
  2. Trate de toda a parte legal.
  3. Prepare o equipamento e instalações para a sua ave.
  4. Encontre o local para treinar/caçar com a sua ave de presa.
  5. Está preparado para assumir este compromisso de longo prazo? Então, adquira a sua ave.

 

Passo 1 – Peça a ajuda a um falcoeiro ou faça o curso de iniciação à Falcoaria

Na verdade, a melhor forma de aprender esta arte é com a ajuda de outro falcoeiro, no campo, onde esta é praticada. No entanto, apesar de ser a melhor forma de aprender, tenha em mente que os falcoeiros são exigentes e esperam que os iniciados tenham já um conjunto de conhecimentos básicos e que seja pró-ativos.

Mas, encontrar um falcoeiro disponível nem sempre é fácil, dado que em Portugal não existem muitos praticantes. Fazer parte da Associação Portuguesa de Falcoaria pode ajudar neste processo.

Para começar, recomendamos a leitura do nosso E-book: Falcoaria um primeiro olhar (Download gratuito).

Ebook – Falcoaria, um primeiro olhar

 

No caso de não lhe ser possível acompanhar um falcoeiro recomendamos que frequente o Curso de Iniciação à Falcoaria da APF. Este curso vai ajudá-lo a compreender melhor como se pratica esta arte.

 

Passo 2 – Tratar de toda a parte legal

Depois de tirar o seu curso ou de começar a aprender com um falcoeiro, terá de tratar de toda a parte legal, dado que para praticar Falcoaria é necessário que seja titular de uma série de documentação associada ao processo de caça (carta de caçador, seguro e licença de caça, por exemplo).

 

Passo 3 – Preparar o equipamento e instalações da ave

Antes de comprar a sua ave terá de preparar algumas coisas fundamentais. Uma das quais é a preparação do equipamento básico.

Recomendamos que todos os falcoeiros saibam fazer o seu equipamento básico, dado que que faz parte do Património da Falcoaria. No entanto, hoje em dia existem algumas lojas online internacionais dedicadas à venda de material para aves de presa.

Para além disso prepare as instalações/local onde vai ter a sua ave de presa com tempo. Decisões apressadas podem causar problemas. Peça ajuda!

 

Passo 4 – Encontrar local para treinar e caçar com a sua ave de presa

Provavelmente este é o ponto mais difícil de todo o seu percurso. Encontrar locais para praticar em Portugal não é fácil. Terá de bater a muitas portas e atender a uma série de constrangimentos e limitações logísticas e/ou legais.

 

Passo 5 – Adquirir a sua ave de presa

Onde e como pode adquirir a sua ave de presa?

Adquira uma ave de presa proveniente de um criador autorizado, com toda a documentação em dia. As aves de presa têm de ser originárias de reprodução em cativeiro, devidamente licenciada e registadas junto do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, devendo o Falcoeiro ser portador de documentação que o comprove.

 

Mas depois destes 5 passos o seu percurso não fica por aqui.

Ser um bom falcoeiro implica uma aprendizagem permanente e para sempre. Aprendizagem que depende, em última análise, de si, do seu esforço e responsabilidade.

Fazer parte da Associação Portuguesa de Falcoaria pode ajudá-lo na sua caminhada por ajudar a contactar com outros falcoeiros, ter acesso a informação técnica, etc.

Caso considere ser associado consulte o nossa página para se tornar Novo Sócio.