Aprender falcoaria é difícil mas nesta página explicamos-lhe como deve fazer.
A melhor forma de aprender esta arte é com a ajuda de outro falcoeiro, no campo, onde esta é praticada. Este processo de transmissão de conhecimentos foi uma das razões que levou a UNESCO a considerar a Falcoaria como Património Imaterial da Humanidade.
No entanto muitas vezes é difícil recorrer à ajuda de outro falcoeiro. Nesse caso, os interessados nesta arte são aconselhados a procurar informação, estudar o tema e preparar-se previamente.
A preparação para a prática deve começar muito antes de adquiri uma ave. Aliás este deve ser o ultimo ponto de um processo. A Falcoaria não pode ser praticada por impulso, é um compromisso constante com as aves de presa e com o seu bem-estar.
O processo
- Perceba o que é a Falcoaria e aumentar os seus conhecimentos
- Curso de Iniciação à Falcoaria da APF e/ou ajuda de um falcoeiro
- Tratar de toda a parte legal
- Preparar o equipamento e instalações da ave
- Encontrar local para treinar/caçar com a sua ave de presa
- Adquirir a sua ave de presa
- Continuar a aprender
- Conclusão
1. Perceba o que é a Falcoaria e aumente os seus conhecimentos
Estamos conscientes da dificuldade que é aprender esta arte e queremos que o faça da melhor maneira. Para praticar o falcoeiro necessita de ter conhecimento sobre as aves de presa, a sua manutenção adequada em cativeiro, a caça, etc.
Para começar, recomendamos a leitura do nosso E-book de Introdução à Falcoaria (Download gratuíto). Este manual explica de forma alargada aquilo que a falcoaria representa e algumas das suas dificuldades. Além disso, fornece alguns recursos para pesquisas futuras.
Além disso, poderá também consultar o Manual de Iniciação à Falcoaria que a APF disponibiliza, gratuitamente, para os associados e que é enviado a todos os formandos dos nossos cursos de iniciação. Este manual aborda, de uma forma mais profunda, as aves de presa, a sua escolha para a prática, aspectos legais e éticos, o treino da ave (de forma sumária) e o material utilizado.
Depois desta primeira leitura, recomendamos aumentar conhecimentos com algum dos nossos livros recomendados. Aconselhamos que adquira um livro e o estude convenientemente, depois complemente essa informação com outros livros, DVD’s ou Internet. Lembre-se que demasiada informação pode ser tão prejudicial como pouca informação.
Alguns dos livros que recomendamos para quem se inicia na falcoaria são:
2. Curso de Iniciação à Falcoaria da APF e/ou ajuda de um falcoeiro
A falcoaria é uma arte que se aprende com outros praticantes. Neste sentido, ter a ajuda de um falcoeiro facilita, em muito, a compreensão das bases da prática, e dos princípios fundamentais.
Apesar de ser a melhor forma de aprender, encontrar um falcoeiro disponível nem sempre é fácil (pelo número de falcoeiros existentes e dispersão geográfica). Fazer parte da Associação Portuguesa de Falcoaria pode ajudar neste processo.
Nota: os falcoeiros são exigentes e esperam que os iniciados tenham já um conjunto de conhecimentos básicos e que seja pro-activo.
No caso de não ser possível acompanhar um falcoeiro ou caso queira apenas aumentar a sua base de conhecimento recomendamos a todos os interessados a realização do Curso de Iniciação à Falcoaria da APF. Este curso vai ajudar a compreender, de forma directa, com acompanhamento, como se pratica esta arte.
O Curso de Iniciação à Falcoaria é uma das ferramentas que recomendamos a quem queira, realmente, iniciar-se nesta relação tão especial com as aves de presa. O nosso curso foi criado para lhe dar informação e recursos que o ajudem nesta fase.
3. Tratar de toda a parte legal
A falcoaria (ou cetraria) define-se como a “captura de presas selvagens no seu habitat natural com uma ave de presa treinada para o efeito”. Sendo uma forma de caça regulamentada pelo ICNF.
Por isso, para praticar Falcoaria é necessário que o Falcoeiro seja titular de uma série de documentação associada ao processo de caça (carta de caçador, seguro e licença de caça, por exemplo).
4. Preparar o equipamento e instalações da ave
Preparar tudo com antecedência é fundamental. Recomendamos que todos os falcoeiros saibam fazer o seu equipamento básico, é algo que faz parte do Património da Falcoaria. No entanto, hoje em dia existem algumas lojas online internacionais dedicadas à venda de material para aves de presa.
Prepare as instalações/local onde vai ter a sua ave de presa com tempo. Decisões apressadas podem causar problemas. Peça ajuda!
5. Encontrar local para treinar/caçar com a sua ave de presa
Provavelmente este é o ponto mais difícil de todo o seu percurso. Encontra locais para praticar em Portugal não é fácil. Terá de bater a muitas portas e atender a uma série de constrangimentos e limitações logísticas e/ou legais. Não temos soluções fáceis para oferecer, mas se percorreu os outros passos indicados está em boas condições para obter respostas.
6. Adquirir a sua ave de presa
Onde e como adquirir a sua aves de presa? Essas respostas vão chegar naturalmente depois de percorrer o percurso que lhe recomendamos nesta página. Adquirira uma ave de presa proveniente de um criador autorizado, com toda a documentação em dia. As aves de presa com que partilhamos esta relação tão especial tem e ser originárias de reprodução em cativeiro, devidamente licenciada e registadas junto do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas devendo o Falcoeiro ser portador de documentação que o comprove.
7. Continuar a aprender
A sua aprendizagem e progresso depende, em última análise, de si, do seu esforço e responsabilidade. Fazer parte da Associação Portuguesa de Falcoaria pode ajudá-lo na sua caminhada por ajudar a contactar com outros falcoeiros, ter acesso a informação técnica, etc.
Caso considere ser associado consulte o nossa página para se tornar Novo Sócio.
8. Conclusão
Ao longo desta página fornecemos recursos e/ou links para obter mais informação e ajuda que o podem ajudar na sua caminhada nesta prática. Não existe apenas uma forma de aprender esta arte mas, em qualquer caso, a preparação prévia (antes de adquirir uma ave) será sempre o factor determinante do sucesso.
Caso o seu interesse seja sincero e esteja disposto a aprender conte com a nossa ajuda.
Lembre-se que a ave de presa deve estar sempre em primeiro lugar. A verdadeira viagem começa agora!