Aprender falcoaria

Como posso começar a praticar falcoaria?

Se está a pensar em ir já comprar uma ave, esqueça. Começar a praticar falcoaria exige uma preparação e dedicação longas, que passam por uma série de etapas.

Comprar a ave é a última dessas etapas. Lembre-se de que a Falcoaria é um compromisso para a vida com as aves de presa e com o seu bem-estar e, por isso, não deve nunca ser praticada por impulso.

Explicamos-lhe então os 5 passos para começar a praticar falcoaria:

  1. Peça a ajuda a um falcoeiro ou faça o curso de iniciação à Falcoaria.
  2. Trate de toda a parte legal.
  3. Prepare o equipamento e instalações para a sua ave.
  4. Encontre o local para treinar/caçar com a sua ave de presa.
  5. Está preparado para assumir este compromisso de longo prazo? Então, adquira a sua ave.

Passo 1 – Peça a ajuda a um falcoeiro ou faça o curso de iniciação à Falcoaria

Para começar, recomendamos a leitura do nosso E-book de Introdução à Falcoaria (Download gratuito).

A melhor forma de aprender esta arte é com a ajuda de outro falcoeiro, no campo, onde esta é praticada. No entanto, apesar de ser a melhor forma de aprender, tenha em mente que os falcoeiros são exigentes e esperam que os iniciados tenham já um conjunto de conhecimentos básicos e que seja pró-ativos.

Mas encontrar um falcoeiro disponível nem sempre é fácil, dado que em Portugal não existem muitos praticantes. Fazer parte da Associação Portuguesa de Falcoaria pode ajudar neste processo.

No caso de não lhe ser possível acompanhar um falcoeiro recomendamos que frequente o Curso de Iniciação à Falcoaria da APF. Este curso vai ajudá-lo a compreender melhor como se pratica esta arte.

Passo 2 – Tratar de toda a parte legal

Depois de tirar o seu curso ou de começar a aprender com um falcoeiro, terá de tratar de toda a parte legal, dado que para praticar Falcoaria é necessário que seja titular de uma série de documentação associada ao processo de caça (carta de caçador, seguro e licença de caça, por exemplo).

Passo 3 – Preparar o equipamento e instalações da ave

Antes de comprar a sua ave terá de preparar algumas coisas fundamentais. Uma das quais é a preparação do equipamento básico.

Recomendamos que todos os falcoeiros saibam fazer o seu equipamento básico, dado que que faz parte do Património da Falcoaria. No entanto, hoje em dia existem algumas lojas online internacionais dedicadas à venda de material para aves de presa.

Para além disso prepare as instalações/local onde vai ter a sua ave de presa com tempo. Decisões apressadas podem causar problemas. Peça ajuda!

Passo 4 – Encontrar local para treinar e caçar com a sua ave de presa

Provavelmente este é o ponto mais difícil de todo o seu percurso. Encontrar locais para praticar em Portugal não é fácil. Terá de bater a muitas portas e atender a uma série de constrangimentos e limitações logísticas e/ou legais.

Passo 5 – Adquirir a sua ave de presa

Onde e como pode adquirir a sua ave de presa?

Adquira uma ave de presa proveniente de um criador autorizado, com toda a documentação em dia. As aves de presa têm de ser originárias de reprodução em cativeiro, devidamente licenciada e registadas junto do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, devendo o Falcoeiro ser portador de documentação que o comprove.

Mas depois destes 5 passos o seu percurso não fica por aqui.

Ser um bom falcoeiro implica uma aprendizagem permanente e para sempre. Aprendizagem que depende, em última análise, de si, do seu esforço e responsabilidade.

Fazer parte da Associação Portuguesa de Falcoaria pode ajudá-lo na sua caminhada por ajudar a contactar com outros falcoeiros, ter acesso a informação técnica, etc.

Caso considere ser associado consulte o nossa página para se tornar Novo Sócio.