Nascem dois Falcões de Laggar em Portugal no âmbito de projecto internacional de conservação.

Crias de Falcão Laggar. A cabeça encontra-se marcada para a identificação de cada ave ser mais fácil

 

Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Vida Selvagem (3 de Março), nasceram, em Portugal, dois exemplares de falcão Laggar (Falco jugger).

Estes indivíduos foram reproduzidos pelo nosso associado Nuno Garcia e estão inseridos no Projecto Lugger. Este projecto internacional, de iniciativa de Falcoeiros, tem como propósito criar um núcleo de aves reprodutoras desta espécie através do esforço de criadores individuais. O objectivo é que estes falcões possam, no futuro contribuir para iniciativas de recuperação da espécie.

O falcão de Laggar (Falco jugger) é um falcão de médio oriundo da Índia e Médio Oriente. Actualmente a espécie vive um declínio acentuados devido a diversas ameaças como a redução das fontes de alimento e a perseguição directa. Está classificado pelo IUCN como “Quase ameaçado”.

Podem saber mais sobre este projecto em: http://projectlugger.com

Saber mais sobre o papel do Falcoeiros na conservação das aves de presa: https://apfalcoaria.org/falcoeiros-conservacao/

Se tem uma história para relacionada com falcoaria, conservação ou reprodução de aves de presa envie-nos para: apfalcoaria@gmail.com