Nascem dois Falcões de Laggar em Portugal no âmbito de projecto internacional de conservação.

Estamos a ajudar o falcão de Laggar (Falco jugger). Os falcoeiros sempre se envolveram em projectos de recuperação ou conservação de diversas espécies. Se no passado estiveram ligados à preservação do Falcão peregrino nos EUA, do Açor no UK e de outras espécies, hoje um projecto toma uma dimensão muito especial com a sua extensão a Portugal. 

A espécie

O falcão de Laggar (Falco jugger) é um falcão de médio oriundo da Índia e Médio Oriente. Actualmente a espécie vive um declínio acentuados devido a diversas ameaças como a redução das fontes de alimento e a perseguição directa. Está classificado pelo IUCN como “Quase ameaçado”.

Projecto internacional com contribuição PT

Na semana em que se comemorou o Dia Internacional da Vida Selvagem (3 de Março), nasceram, em Portugal, dois exemplares de falcão Laggar (Falco jugger).  Estes indivíduos foram reproduzidos pelo nosso associado Nuno Garcia e estão inseridos no Projecto Lugger.

Crias de Falcão Laggar
Crias de Falcão Laggar. A cabeça encontra-se marcada para a identificação de cada ave ser mais fácil

 

Este projecto internacional, de iniciativa de Falcoeiros, tem como propósito criar um núcleo de aves reprodutoras desta espécie através do esforço de criadores individuais. O objectivo é que estes falcões possam, no futuro contribuir para iniciativas de recuperação da espécie.

Podem saber mais sobre este projecto em: http://projectlugger.com

Saber mais sobre o papel do Falcoeiros na conservação das aves de presa: https://apfalcoaria.org/falcoeiros-conservacao/

Se tem uma história para relacionada com falcoaria, conservação ou reprodução de aves de presa envie-nos para: apfalcoaria@gmail.com