Dia Internacional da Falcoaria – 16 de Novembro

 

Bem vindo ao Dia Internacional da Falcoaria!

Hoje celebramos a prática da falcoaria, a sua história e património, um pouco por todo o mundo. 

 

O que é falcoaria?

A falcoaria é uma parceria especial, onde Humano e Ave de Presa unem esforços, com o intuito de caçar presas selvagens no seu meio natural.  Atualmente, esta prática está, também, ligada ao culto da beleza, do voo e da natureza. 

Conta com uma grande história em todo o mundo e é hoje considerada como Património Imaterial pela UNESCO (também em Portugal).

 

Porque 16 de Novembro

“A Falcoaria foi considerada pela UNESCO  como Património Cultural Intangível da Humanidade a 16 de Novembro de 2010 (num conjunto inicial de 11 países).  Este foi o culminar de mais de 6 anos de trabalho por 11 nações, lideradas pelas autoridades dos Emirados Árabes Unidos, incluindo a Bélgica, República Tcheca , França, Coréia, Catar, Arábia Saudita, Síria, Mongólia, Marrocos e Espanha.

As organizações não governamentais internacionais ligadas à falcoaria contribuíram para esta classificação, como a Associação Internacional de Falcoaria (IAF), o Conselho Internacional para a Conservação de Animais Selvagens e Animais Selvagens, o Falconry Heritage Trust e os Arquivos de Falcoaria. Um grande número de indivíduos doou livremente o seu tempo e experiência e consultores profissionais também foram mobilizados.

Foi a maior indicação já feita na história da convenção da UNESCO. No Mundo moderno, a UNESCO procura salvaguardar o património cultural intangível da humanidade e, em particular, as artes e atividades que são melhor transmitidas de uma geração para a outra por meio de demonstração direta (através do exemplo). ” H. E. Majid Ali Al Mansouri (Presidente da IAF). 

Desde ai vários países se juntaram a este reconhecimento, incluído Portugal. No dia 1 de Dezembro de 2016 a Falcoaria em Portugal foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, durante a 11ª reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que decorreu em Addis Abeba, Etiópia.

Certificado que atesta o reconhecimento UNESCO

 

Valores/ideais que estão associados à prática

  • A falcoaria privilegia, o bem-estar das aves de presa e a sua manutenção adequada em cativeiro
  • É uma prática completamente natural e ecológica, que se baseia na relação natural entre predador e presa, tal como ocorre desde há milénios, em plena natureza
  • Valoriza a beleza do voo e lance e nunca o número de captura realizado (que é sempre muito baixo)
  • Convoca os seus praticantes à protecção das aves de presa selvagens, das suas presas e habitats
  • Não causa ruído, perturbação, nem deixa resíduos no meio ambiente

 

O que os praticantes nacionais pensam sobre a prática

Os praticantes nacionais são compostos por um pequeno número de pessoas (homens e mulheres) bastante dispersos pelo país. 

Fizemos um pequeno inquérito para saber qual a palavra que, para eles, melhor resume a prática, aqui fica uma representação gráfica das respostas: 

Os problemas

A falcoaria enfrenta desafios sérios. A globalização, afastamento das práticas tradicionais pelos mais jovens, a redução da biodiversidade e a dificuldade em encontrar locais de caça são considerados, pelos seus praticantes, os problemas mais relevantes para a manutenção desta prática tracional. 

 

Falcoaria –  Património Vivo

 

Para saber mais: 

 

A Associação Portuguesa de Falcoaria é orgulhosamente membro da Associação Internacional para a Falcoaria e Conservação das Aves de Presa.

 

Logótipo International Association for Falconry