Últimas iniciativas de ajuda a aves de rapina selvagens

 

Ajudar as aves de rapina está no ADN dos falcoeiros. À nossa escala, tentamos levar a cabo ações que ajudem indivíduos doentes, casais de aves selvagens ou mesmo mitigar os problemas que muitas populações enfrentam.

Ninhos artificiais

Em 2021 colocámos 2 ninhos artificiais para peneireiro-comum (Falco tinnunculus). Esta iniciativa foi realizada em conjunto com Associação Ambiental Lourambi.

O peneireiro-comum (Falco tinnunculus) é uma pequena ave de rapina que se alimenta, principalmente, de pequenos roedores, insetos e ocasionalmente pequenas aves. 

É uma ave conhecida pela sua técnica de caça característica: o peneirar. Ou seja, frequentemente, paira, no ar, imóvel, enquanto tenta localizar as suas presas que se ocultam no solo.

Um dos ninhos foi ocupado e nasceram 3 juvenis que já se encontram a povoar os céus da região. ❤️

 

Reabilitação de aves 

Além disso, os nossos sócios, também ajudaram aves como um Mocho Galego (Athene noctua), uma Coruja do Mato (Strix aluco) e um Peneireiro-comum (Falco tinnunculus).

As aves foram entregues, bastante debilitadas, ao cuidado de associados da APF.

Após serem estabilizadas e recuperadas foram entregues a centros de recuperação de fauna selvagem.

No caso das aves noturnas, é preciso ter em conta que estes animais abandonam o ninho muito precocemente. No entanto, continuam a receber cuidados parentais (o caso do Mocho galego resgatado). Por isso, são muitas vezes são recolhidas por pessoas bem intencionadas (que pensam que as mesmas se encontram em perigo), quando na realidade não estão.

Por outro lado, também é verdade que esta é uma fase de desenvolvimento crítica onde muitas aves acabam por ter alguns problemas e dificuldades (o caso da coruja do mato que vêm nas fotos antes/depois da intervenção).

Em ambos os casos, as aves foram estabilizadas, alimentadas e reencaminhadas para o Centro de Recuperação do Parque Nacional da Peneda Gerês. 

No caso do Peneireiro, trata-se de um indivíduo debilitado que foi entregue ao a Brigada Ambiental da GNR – SEPNA na zona de Beja.

Para saber o que fazer caso encontre uma ave ferida/debilitada, recomendamos a página da Liga para a Proteção da Natureza: Encontrou um animal selvagem ferido?

A nível internacional

Também a nível internacional, continuamos a apoiar o Projeto Lagar que visa a recuperação ex-situ e in-situ desta espécie de falcão (Falcão Lagar – Falco jugger) que se encontra quase ameaçado, segundo o IUCN.

 

O número de indivíduos e casais desta espécie está a ser estendido, de forma a podermos contribuir para os esforços de criação de unidades de reprodução desta espécie, que estão a ser realizados um pouco por toda a Europa.

Podem saber mais sobre esta inicitativa em Project Lugger.org

 

Saber mais:

Para saber mais sobre a nossa contribuição para a conservação de aves de presa nos últimos anos: https://apfalcoaria.org/conservar/

Se quiser saber mais sobre o papel dos falcoeiros na conservação: https://apfalcoaria.org/falcoeiros-conservacao/