Vamos estar no 2ª Campo de Férias ANPC – “Caça, Conservação da Natureza e Biodiversidade”

Imagem: ANPC

 

O objectivo deste campo de férias é aproximar crianças e jovens (8-14 anos) da Natureza, do campo e da caça. Organizado pela Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade. 

A Associação Portuguesa estará presente e aproveita para agradecer, desde já, aos associados voluntários que irão participar nesta acção de sensibilização tão relevante.

Mais informação no Facebook da ANPC em: https://www.facebook.com/ANPC.proprietarios.cinegetica.biodiversidade/

 

Transcrevemos a informação veiculada pela ANPC abaixo:

“O próximo campo de férias para crianças da ANPC tem lotação totalmente esgotada, mesmo com o aumento em mais de 50% das vagas, em que uma proporção considerável das crianças não tem uma ligação atual com a caça, sendo este campo a sua primeira aproximação a esta realidade.

O papel da caça na conservação da natureza será a mensagem principal, num campo de férias único em Portugal, em que o sector cinegético, as organizações não governamentais de ambiente e especialistas em conservação da natureza, terão como foco transmitir às novas gerações os bons exemplos de gestão cinegética e o equilíbrio fundamental para a preservação dos habitats e da biodiversidade.

Este ano inovámos ainda mais, e o programa é ainda melhor que a 1ª edição, em que contamos com a importante colaboração de:

Associação Portuguesa de Falcoaria:
– A missão da Associação Portuguesa de Falcoaria é proteger e promover a prática da falcoaria em Portugal, lutar pela valorização da sua história e património e colaborar na proteção das aves de presa. Considerada pela UNESCO como Património Cultural Intangível da Humanidade em 2010, e a Falcoaria em Portugal galardoada como Património Cultural Imaterial pela UNESCO em 2016. ~
Tendo sido um dos momentos altos da 1ª edição do campo de férias, pretendemos este ano ir mais longe com a introdução do conceito IAF – Falconry Education Program – Young Falconers

WWF Portugal / Associação Natureza Portugal:
– Em Portugal, a WWF (World Wide Fund For Nature) começou a operar no final da década de 90, através do Programa Eco Regional para o Mediterrâneo. Ao longo dos anos, reuniu uma equipa multidisciplinar de conservação, angariação de fundos e comunicação, dedicados ao trabalho de conservação da riqueza natural do nosso país.
A missão da ANP, em associação com a WWF, é a conservação da biodiversidade nacional e ecossistemas florestais, a proteção da biodiversidade marinha e a promoção da sustentabilidade das pescas, a conservação dos ecossistemas de água doce e seus recursos hídricos. A ANP intervém ainda sobre o tema das alterações climáticas e na promoção do consumo sustentável.
Neste campo de férias teremos a preciosa colaboração da WWF/ANP num atelier com as crianças sobre conservação da natureza, em que não ficará esquecido o importante exemplo da recuperação do Lince Ibérico no Parque Natural do Vale do Guadiana com a imprescindível colaboração da gestão cinegética das zonas de caça e dos proprietários rurais.

LPN – Liga Para a Proteção da Natureza:
– A LPN é uma Organização Não Governamental de Ambiente (ONGA), de âmbito nacional, fundada em 1948, sendo a Associação de defesa do ambiente mais antiga da Península Ibérica.
A missão da LPN é a de contribuir para a Conservação da Natureza e para a defesa do Ambiente, numa perspetiva de desenvolvimento sustentável, que assegure a qualidade de vida às gerações presentes e vindouras.
Contamos com a participação da LPN numa jornada divertida de jogos interativos sobre o tema da conservação da natureza, onde perguntas, adivinhas e jogos irão testar e informar as crianças sobre a biodiversidade e alertar para a consciencialização da conservação da natureza, onde os projetos em conjunto da LPN com a ANPC, que contaram com a participação ativa de gestores cinegéticos e proprietários rurais, farão parte do guião.

Vítor Silva – Canil da Maralha:
– Criador e treinador de cães de caça de reputação internacional. Bicampeão do Mundo de Sto. Huberto e recordista mundial, criador de variadíssimos campeões e títulos de trabalho nos últimos 20 anos, com um vasto palmarés nacional e internacional. Duas vezes homenageado pelo Ministério da Agricultura.
Repetimos outra das atividades mais marcantes da primeira edição, com uma manhã de participação ativa das crianças em todo o processo de treino de cães de caça.

Mafalda Rodrigues Leitão:
– Personalidade indissociável da imagem positiva do sector nos dias de hoje. Começou a acompanhar as provas de Santo Huberto e tornou-se caçadora. A paixão foi crescendo e foi começando a escrever umas histórias para a revista “Caça & Cães de Caça”. Mais tarde iniciou-se na blogosfera, tendo-se tornado num caso de sucesso na defesa da caça e dos caçadores, com largos milhares de seguidores nas redes sociais. Tornou-se juiz de provas de Santo Huberto e mais recentemente juiz de provas de trabalho de cães de parar do Clube Português de Canicultura. Hoje é chefe de redação da revista “Caça & Cães de Caça”.

Sara Rodrigues Saragoça:
– Um caso de sucesso da paixão familiar pela caça e tudo o que a envolve. Caçadora e apaixonada pela caça desde muito cedo, cresceu no mundo da caça e seguiu as pegadas da família. Escritora assídua de vários artigos de opinião sobre caça para as revistas “Caça & Cães de Caça” e “Caça Maior e Safaris”, onde descreveu as suas aventuras na Península Ibérica e em África. Membro da direção do Clube Português de Monteiros e membro da direção do Safari Club International – Lusitânia Chapter.
Em conjunto com a Mafalda Rodrigues Leitão, serão as “estrelas” dos ateliers de tiro com pressão de ar e de tiro com arco, em conjunto com as fascinantes histórias que terão para contar aos jovens participantes.

Diogo Marecos:
– Outra das grandes novidades deste ano! Em tempos em que filmes e as redes sociais passam uma imagem humanizada dos animais, e em particular dos animais selvagens, temos o enorme privilégio de contarmos com a colaboração do Diogo Marecos. Fotógrafo de vida selvagem e conservação. Guia de birdwatching. Autor do livro “Aves do Parque Nacional da Gorongosa” (Moçambique). Líder de expedições e levantamentos de biodiversidade em Portugal e em vários parques e reservas naturais e concessões de caça desportiva e comunitária em Moçambique.
O Diogo, vai passar a mensagem aos mais novos da importância dos grandes carnívoros nos ecossistemas e em toda a cadeia, explicando o papel fundamental na forma como todas as espécies estabelecem um equilíbrio no meio envolvente da vida selvagem. Será um conjunto de imagens, vídeos e ateliers sobre o “Rei Leão” da vida real.

João Carvalho e equipa de Veterinários do INIAV:
– Secretário Geral da ANPC e equipa de veterinários do INIAV terão a seu cargo o divertido atelier de interação das crianças com diversas espécies cinegéticas, onde as crianças poderão conhecer, ver, tocar e aprender sobre morfologia, comportamentos e habitats, de perdizes, patos, coelhos bravos e outras espécies cinegéticas.”