Um número telefone ajuda a recuperar aves de falcoaria perdidas

Neste artigo argumentamos que o uso de um número de telefone no equipamento da ave pode ajudar no caso desta se perder durante um treino ou na caça. A APF disponibiliza anilhas com número de telefone aos seus associados. As mesmas podem ser pedidas usando o Formulário de pedidos de anilha com número telefone.

Os falcoeiros preocupam-se genuinamente com as suas aves. A prática da Falcoaria obriga a que estás aves sejam cuidadas individualmente, pesadas, voadas e quando possível, deixadas exercitar as suas capacidades de caça. Mas os problemas acontecem. 

Esta preocupação é muitas vezes extrema. Se uma pena dobrada ou partida causa desconforto, perder uma ave é um pesadelo que tira o sono a qualquer falcoeiro. Para resolver este problema desenvolveram-se várias respostas tecnológicas que permitem a procura de uma ave perdida. A telemetria e mais recentemente o GPS permitem um grau de segurança nunca antes experimentado na história da Falcoaria.

Apesar disso, existem situações em que não é possível recuperar a ave imediatamente. Por vezes essas aves são depois recuperadas por outras pessoas e passa-se algum tempo até que se consiga localizar o proprietário através do número de registo (número presente na anilha colocada pelo criador quando o ave tem apenas a alguns dias de vida).

Nestes casos existe uma medida de segurança que podemos tomar para facilitar que a ave, ou pelo menos algum tipo de informação, chegue até nós. Se existir um número de contacto no equipamento da ave, o falcoeiro poderá ser mais rapidamente informado caso a ave seja recuperada por alguém. Poupamos assim tempo na localização do proprietário.

Acreditamos que todas as aves de presa devem ter o número de telefone do seu Falcoeiro inscrito no equipamento. A ideia não é nova. No seu livro Classic Falconry, página 96 o reputado falcoeiro Nick Fox argumenta: “All hawks should have a phone number clearly visible” (Todas as aves de presa devem ter um número de telefone claramente visível).

Neste âmbito têm sido testadas várias soluções e todas podem produzir resultados adequados. A equipa de falcões voados por Nick Fox tem o número de contacto inscrito nas piós. Outra solução desenvolvida por falcoeiros foi a criação de chapas de identificação colocadas em conjunto com o equipamento ou directamente nas piós. Todas podem funcionar adequadamente.

Com o objetivo de recuperar as aves de presa mais rapidamente, a Associação Portuguesa de Falcoaria fornece aos seus associados anilhas com o número telefone desde 2015. Estas anilhas abertas muito práticas e leves podem ser facilmente colocadas. São uma opção económica e simples que pode melhorar, em muito, reaver uma ave perdida que chegue as mãos de outrem.

Os associados podem fazer o seu pedido através do formulário online: Formulário de pedido de anilhas com número de telefone. As anilhas são entregues em casa de cada associado, com toda a comodidade.

Independente da solução adoptada, recomendamos e incentivamos todos a inscrever um número de telefone no equipamento da ave. É simples e ajuda.