Sobre o Workshop – Prevenção e primeiros socorros em aves de falcoaria

No passado dia 22 de Abril realizou-se, na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos (com divulgação da APF), o workshop téorico-prático de Prevenção e Primeiros Socorros em Aves de Falcoaria. Luísa Coelho, médica Veterinária e associada da APF conta-nos como foi:

Ministrado pelo Dr. Hugo Lopes, contou com a presença de participantes de áreas multidisciplinares que se pretendem cada vez mais complementares, como falcoeiros, biólogos e veterinários.

Para além dos procedimentos de primeiros-socorros em situações de emergência (tratamento básico de feridas, luxações e fraturas), esteve também em destaque o papel que os cuidados veterinários preventivos desempenham no maneio de excelência das aves de presa mantidas em cativeiro.

Foram apresentados diversos casos clínicos ilustrativos dos diferentes graus de bumblefoot, que tiveram como propósito destacar a importância da prevenção deste problema, que afeta seriamente a qualidade de vida da ave e cujo tratamento é frequentemente frustrante.
A realização anual de um hemograma e o despiste de parasitas antes e após a muda foram também apontados como exemplos de exames clínicos simples que, realizados com a periodicidade recomendada, permitem:

  • a deteção precoce de potenciais infeções na sua fase inicial, em que respondem de forma mais eficaz ao tratamento;
  • a seleção do protocolo de desparasitação mais adequado a cada ave em particular, consoante a sua função e estilo de vida, evitando o desenvolvimento de resistências aos tratamentos antiparasitários;
  • evitar a evolução de situações clínicas que comprometam de forma crónica a qualidade de vida da ave ou que se possam revelar potencialmente fatais.

Durante a componente prática do workshop os participantes tiveram a oportunidade de executar diferentes técnicas de contenção de aves de rapina, administração de injetáveis por via intramuscular e subcutânea, administração de fluidos por via oral e imobilização básica de fraturas sob a monitorização dos médicos veterinários presentes

Após o workshop foi efetuada uma visita guiada às instalações da Falcoaria Real, bem como uma demonstração de voo de falcão ao rol, que permitiu aos participantes de outras áreas profissionais a aquisição de uma perspetiva histórica acerca das bases desta prática ancestral e um contacto mais íntimo com a realidade quotidiana da Falcoaria e das suas aves de presa.