Relato da X Copa Ibérica de Macedo de Cavaleiros

A Copa Ibérica é uma competição de falcoeiros que conta já com dez anos de existência tendo vindo a crescer em qualidade e reputação, contando, hoje, com uma grande afluência de praticantes Portugueses e Espanhóis.

A X edição desta competição teve mais uma vez lugar em Macedo de Cavaleiros, no âmbito da tradicional Feira da Caça/Festa dos Caçadores do Norte organizada pelo Município.

Entre os participantes Portugueses estiveram: Jorge Saraiva, Pedro Regadas, José Sampaio, Paulo Miranda, Bruno Alves, Vasco Queiroga, José Neves, Rosimeiry Martins, Jorge Teixeira, Vital Varela, Amadeu Santos, Carlos Guimarães, Rui Lima, Abílio, Diogo Oliveira, Nuno Patrício, José Pedro Miranda, Bruno Ribeiro e Paulo Pinhal.

Veja mais de 150 fotos na nossa galeria no Flickr: https://flic.kr/s/aHskRiAsN1

Nos dois dias de Copa estiveram em competição falcoeiros em quatro modalidades: Altanaria; Baixo-voo com Açores; Baixo-voo com Harris e Pequenas aves de presa. A avaliação da prova teve a cargo de juízes internacionais e na maioria dos casos a avaliação da performance das aves na simulação de caça era feita avaliando dois voos independentes, um realizado no sábado e um outro do domingo. No caso de modalidades com maior número de participantes apenas se apuraram para os voos de domingo os 8 melhores classificados nos voos de sábado.

O tempo esteve de feição e já nos voos de sábado se assistir a uma boa prestação dos falcoeiros nacionais. Havia boas indicações para as finais e um grande optimismo entre todos os participantes.

Depois de terminados os voos de sábado foi realizado uma sessão de conferências no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros que versaram sobre a Falcoaria. Ao presidente da Associação Portuguesa de Falcoaria – Pedro Afonso, coube abordar o “Presente e Futuro da Falcoaria em Portugal”. Por sua vez Manuel Diego Pareja-Obregon – Presidente da Associação Espanhola de Falcoaria brindou a assistência com um vídeo de elevada qualidade sobre a “Falcoaria no México”.

Após as conferências decorreu um jantar convívio onde foi introduzida mais uma inovação nesta competição – o I Troféu Interpaises. Neste os melhores classificados em cada modalidade foram seleccionados para formar uma equipa nacional. Os pontos obtidos por cada um dos representantes nesta equipa seriam somados no dia seguinte de forma a determinar um vencedor entre as duas equipas agora em competição – Portugal e Espanha.

Os voos de domingo correram com grande regularidade e qualidade. Sem demérito de outros participantes destacamos os voos realizados por Vasco Queiroga com a sua prima de Peneireiro Americano; José Sampaio com a sua prima de Harris e Jorge Saraiva com o seu terçó de Falcão Peregrino.

Tratando-se de uma competição importa referir os resultados obtidos pelos falcoeiros Portugueses, assim subiram ao pódio:

Altanaria: 

  1. Jorge Saraiva – PT
  2. Marcelino Herrera – ES
  3. Pedro Gigantos – ES
  4. Francisco Garcia – ES

Baixo-voo com Açores:

  1. Pedro San Juan – ES
  2. Pedro San Juan – ES
  3. Pedro San Juan – ES
  4. Jorge Teixeira – PT

Baixo-voo com Harris:

  1. Jesus Gomez – ES
  2. Daniel Sanchez – ES
  3. Trifino Vega – ES
  4. Victor Perez – ES

Pequenas aves:

  1. Bruno Alves – PT
  2. Evaristo Gonzales – ES
  3. Vasco Queiroga – PT
  4. Carlos Area – ES

Realçamos como Nota de mérito a participação de Rosimeiry Martins como a única mulher a participar.
O I Troféu Interpaises foi vencido pela equipa de Espanha que, na globalidade, conseguiu mais dois pontos que a equipa nacional.

As competições de falcoeiros permitem reunir os praticantes, criar dinâmica e ajudar a que melhorem alguns aspectos da sua prática. Sem as substituirmos ou confundirmos com a prática da Falcoaria acreditamos que estes momentos devem ser estimulados a bem do reforço do sentimento colectivo e da melhoria global da técnica dos falcoeiros em Portugal.

Texto: Pedro Afonso