O que é a Associação Portuguesa de Falcoaria (APF)?
A APF é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivos promover e divulgar a falcoaria em Portugal, preservar a sua história e património e contribuir para que os falcoeiros tenham cada vez melhores condições para praticar em Portugal. Somos a organização do sector da caça (OSC) reconhecida para a falcoaria no nosso país.
Quem pode ser associado da APF?
Qualquer pessoa pode ser associada. Não é necessário praticar falcoaria nem mesmo residir em Portugal. Basta que se identifique com os objetivos da associação para se juntar a nós.
O que devo fazer para me associar?
É muito simples. Basta preencher o formulário online, realizar o pagamento da quota anual e já está.
A APF participa em atividade de conservação da natureza?
Sim. A APF procura trabalhar em atividades de conservação da natureza em conjunto com outras entidades. Em especial nas relacionadas com a conservação das aves de presa, das suas presas e habitats.
A APF faz demonstrações de aves de presa ou controlo de aves?
Não. A APF é uma associação sem fins lucrativos que se interessa e trabalha pela caça com aves de presa e não realiza, por norma, demonstrações com aves de presa ou controlo de pragas. No entanto a APF tem vários parceiros comerciais que poderá indicar nestes casos.
A APF participa em atividades de promoção da caça?
Sim. A APF participa, quando possível, em atividades de promoção da caça (feiras, encontros, tertúlias, etc.).
Qual a relação da APF com as “Falcoarias” que existem a nível nacional?
Existem, a nível nacional, algumas entidades que gerem “Falcoarias” (designadas desta forma por serem espaços onde existem e se apresentam aves de presa com diversos fins). Algumas destas Falcoarias são entidades privadas com fim lucrativo, outras são entidades geridas por entidades públicas. A APF colabora, ocasionalmente, com algumas destas entidades para o atingir de objetivos comuns.