Primeiro curso de iniciação de 2018 junta formandos bem preparados

Foto de: Falcoariareal.pt

 

Dia 19 de Maio decorreu a primeira edição do curso de iniciação à falcoaria de 2018, promovido pela Associação Portuguesa de Falcoaria, em Salvaterra de Magos, nas instalações da Falcoaria Real.

A edição deste ano tem, como grande inovação, ser a primeira que utiliza o novo Manual de Iniciação à Falcoaria que a APF editou recentemente. Todos os formandos receberam este manual previamente e pudemos comprovar que isto ajudou a melhorar a qualidade do curso e a nivelar conhecimentos. Um bom nível de informação prévio, que grande maioria dos formandos mostrou já ter, ajudou a tornar o curso bastante dinâmico e a focar os conteúdos nas suas necessidades reais.

O curso reuniu um grupo ecléctico, de cerca de 15 pessoas com percursos tão distintos como a conservação da natureza, o controlo de avifauna com auxílio de técnicas de falcoaria, a caça ou o treino canino. A sessão decorreu animada com muitas intervenções e perguntas pertinentes que demonstram bastante conhecimento prévio. Além da parte teórica os formandos puderam, também, treinar alguns procedimentos básicos para o maneio seguro das aves de presa.  Pensamos que o curso conseguiu corresponder às expectativas da maioria dos formandos.

Esta edição veio reforçar a nossa percepção de que a falcoaria apela a um número estável de pessoas e que conseguimos, paulatinamente, preparar e dar recursos que preparam os formandos para cuidar adequadamente das aves de presa e praticar esta arte.

Aproveitamos para agradecer o notável e constante apoio da Falcoaria Real/Câmara Municipal de Salvaterra de Magos na cedência de instalações e à Falcoaria-Cetraria, Lda pela colaboração dos seus profissionais e equipagem de aves.

Iremos ter novas edições do nosso curso ainda em 2018, quer em Salvaterra de Magos como, também noutros pontos do país. Os interessados devem manter-se atentos a: www.apfalcoaria.org/eventos