Portugal não faltou à reunião que juntou falcoeiros de todo o mundo em Carmona/Espanha

Carmona é uma localidade Andaluza imemorial, dona de grande beleza e rusticidade, onde as muralhas do castelo se fundem com as vertentes da colina em que se encontra apoiada. É uma local que emana identidade e mostra muita da beleza natural tradicionalmente associada à Península Ibérica.

Foi neste contexto que decorreu a 51ª edição da Assembleia Geral da Associação Internacional de Falcoaria e Conservação de Aves de Presa (IAF). Esta assembleia reúne Delegados Nacionais de todo o mundo com o objetivo de discutir os problemas que a prática enfrenta nos seus diversos contextos, as ações que podem ser tomadas (a nível internacional, nacional ou local), e os projetos que devem ser implementados para o fortalecer da falcoaria mundial.

Além de todas as votações, decisões e planos, estas Assembleias servem, também, para estreitar laços entre a comunidade mundial de Falcoeiros .É interessante observar como a falcoaria consegue, de forma magistral, sentar a uma mesma mesa países com visões e modos de vida muitas vezes antagónicos.

Portugal participou nesta Assembleia representado pelos Delegados Nacionais – Pedro Afonso e André Valério e pelo Tesoureiro da IAF – António Carapuço (a que se juntaram outros falcoeiros Portugueses em visita). Foram dias de trabalho e responsabilidade, mas, também, momentos de forte ligação à comunidade de falcoeiros que não irão ser esquecidos.

Esta reunião serve igualmente para alertar que cabe aos falcoeiros nacionais agir conscientemente para a persecução do objetivo global da nossa comunidade:

“Sustainable Falconry, Globally Practiced, Into Perpetuity”

(Falcoaria Sustentável, Praticada Globalmente, Para a Eternidade).