Palestra sobre falcões peregrinos contou com oradores de Portugal e Espanha

Vinte pessoas estiveram reunidas para falar de Altanaria e Falcões peregrinos no passado dia 24 de junho na palestra organizada pela APF em Salvaterra de Magos.

Os oradores convidados, Jorge Saraiva de Portugal e Juan Garcia Solís de Espanha, partilharam as suas técnicas e experiências com a plateia. A conversa decorreu animada em tom informal o que permitiu a colocação de dúvidas e questões e, ocasionalmente, a tradução simultânea no caso do orador espanhol.

Juan Garcia abordou a sua vasta experiência na caça ao pato com fêmeas de falcão Peregrino, a sua espécie de eleição. Partilhou métodos de treino e histórias que ajudaram todos a perceber a sua realidade. Jorge Saraiva, usou do exemplo do seu macho de falcão Peregrino “Fisga” para ilustrar a sua realidade e as extraordinárias experiências que tem tido com algumas formas de treino (como a utilização da cria campestre controlada com auxílio do GPS).

Podem ver muitas fotos da palestra, da autoria da Rosimeiry Martins, na nossa galeria no Flickr: https://flic.kr/s/aHsm3t7WXR

A plateia bastante heterogénea mas essencialmente jovem demonstra o interesse que está forma de caça natural e ecológica vai despertando. De referir ainda a presença de mulheres entusiastas que se deslocaram desde o Norte do país para participar (como foi o caso da Rosimeiry Martins e da Sílvia Leite).

O almoço decorreu muito animado e deu continuidade ao espírito que animou todo o evento. Ao final do dia ainda houve tempo para os participantes equiparem com novo material algumas aves que iniciam a sua caminhada na Falcoaria.

Agradecemos aos oradores e participantes e claro à enorme hospitalidade da Falcoaria Real d Salvaterra de Magos que mais uma vez aceitou receber e apoiar uma atividade da APF.

Rumámos a casa a sonhar com falcões peregrinos a descer em vôo picado desde centenas de metros na tentativa de capturar uma presa selvagem. Uma cópia da natureza, no seu estado mais puro.