O Dia Internacional de Falcoaria celebrou-se no passado dia 16 de Novembro. Este ano, com o mote“Aprender e Ensinar: transmitir o nosso património cultural” a Associação Portuguesa de Falcoaria preparou uma pequena actividade junto das crianças da Escola Primária de Rio de Moinhos – Borba.
A escola foi visitada por falcoeiros, com as suas aves e foram entregues livros ilustrados sobre a História da Falcoaria em Portugal às crianças que frequentam este estabelecimento de ensino. Os livros foram gentilmente doados pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos. Além disso foi explicado aos mais novos as diversas funções das penas das aves de presa e de que forma devem estar cuidadas (desaconselhando o toque forma a preservar a integridade da ave).
Podem ver mais fotos no álbum do Flickr.
No âmbito desta actividade a APF colaborou também com a ArtFalco – Embaixadores da Natureza na realização de uma pequena exposição e esclarecimento público aos hóspedes e visitantes da Pousa de Vila Viçosa.
Acreditamos que a realização deste tipo de iniciativas, em pequena escala e de grande proximidade, contribuem para o aumento do conhecimento sobre a falcoaria e são relevantes na transmissão dos nossos valores e património cultural.
A APF agradece a todas as entidades envolvidas e em especial à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e à ArtFalco – Embaixadores da Natureza.