Mensagem aos sócios pelo 1.º Aniversário da Classificação UNESCO

Falcoeiros,

Faz hoje um ano que a Falcoaria Portuguesa viu a UNESCO conferir-lhe a distinção de Património Imaterial da Humanidade. Por essa razão, hoje é um dia especial para todos os que abraçam com esta actividade secular. Este dia deve ser, portanto, um dia de celebração, mas deve ser também, um dia de reflexão.

“O Governo vê [as distinções] com agrado e com a consciência da responsabilidade adicional que estas classificações trazem”. O Sr. Ministro dos Negócios estrangeiros proferiu estas palavras no advento da classificação obtida pela Falcoaria e pelo Barro de Bisalhães e tornou pública esta necessidade de protecção. Hoje importa recuperar estas palavras e incorporá-las.

Se por um lado o poder político, as instituições ligadas à prática e a própria sociedade têm a responsabilidade de conhecer, respeitar e preservar a existência desta forma de caça ancestral, ecológica e artística, por outro, devemos também sublinhar a responsabilidade individual que os próprios falcoeiros detêm face à classificação obtida.

Assumir esta responsabilidade significa várias coisas. Significa zelar sempre, e em primeiro lugar, pelas necessidades dos nossos companheiros alados, colocando o seu bem-estar acima de qualquer outra prioridade. Significa assumir a solidariedade para com os que procuram iniciar-se de forma responsável. Significa usar de um pouco do nosso tempo para contribuir para que a sociedade saiba mais e conheça melhor esta prática. Mas, acima de tudo, significa praticar da forma mais verdadeira que nos for possível. Sair ao campo, dar uma oportunidade de caça à nossa ave, orquestrar um lance, viver esse drama natural que nos apaixona. Que a nossa prática faça justiça a este ideal.

Neste dia a Associação Portuguesa de Falcoaria deseja a todos os falcoeiros Portugueses bons-voos.
A Direcção da Associação Portuguesa de Falcoaria.