Dia 12 de Março foi dia dos falcoeiros construírem caixas-ninho para ajudar as aves de presa selvagens. Sob este mote decorreu esta actividade da Associação Portuguesa de Falcoaria que pretendeu, além da protecção do ambiente, fomentar o convívio entre sócios, amigos e suas famílias.
Estiveram presentes: Nuno Garcia, Mario Alexandre, Paulo Pereira, Duarte Lopes, Lino Francisco, Pedro Afonso, Miguel Gomes, João Costa e João Santos (estes infelizmente não ficaram na foto final). Além disso foi um dia participado pelas famílias e amigos dos presentes.
A actividade decorreu em Torres Vedras, sob guarida do nosso associado Paulo Pereira e da sua família que, além da hospitalidade, permitiu a utilização de todo equipamento de carpintaria da sua oficina (onde também são feitos excelentes bancos para falcoaria e outro material diverso).
A construção decorreu a bom ritmo, orientada pelo Paulo e pelo Lino Francisco que foram os responsáveis pela ideia para esta actividade. O dia permitiu a construção de seis caixas-ninho (na foto poderão ver outras que já se encontravam construídas):
- três caixas para peneireiro de dorso malhado (Falco tinnunculus)
- duas caixas para coruja das torres (Tyto alba), com tabique interior
- uma caixa para coruja do mato (Strix aluco)
Os interessados em replicar esta ideia podem ver os planos de construção nos seguintes links:
- Coruja das torres: Planos de contrução do BarnOwlTrust
- Peneireiro de dorso malhado: Planos de construção RSPB
- Coruja do mato: Planos de construção do BarnOwlTrust
- Mocho galego: Planos de construção do BarnOwlTrust
Todas as caixas foram marcadas com a sigla APF e um símbolo alusivo à falcoaria. As caixas-ninho serão distribuídas por locais aprazíveis à reprodução destas espécies pelos nossos associados. Está a ser organizada uma parceria para a colocação de três destas caixas com uma instituição pública da qual daremos conhecimento quando se concretizar.
Ver todas as fotos no nosso Flickr: https://flic.kr/s/aHskSpxerf
Um excelente dia, que permite aos falcoeiros nacionais dar um humilde contributo à conservação e mostrar que cada um, à sua escala, pode ajudar a natureza. Sob este lema estão a ser preparadas iniciativas semelhantes por outros associados da APF na zona norte da qual daremos notícia em devido tempo.