Falcão peregrino que se perdeu em Espanha tem segunda oportunidade em Portugal

 

Falcão durante o processo de anestesia

 

No passado dia 27 de Julho fomos informados que um Falcão peregrino (Falco peregrinus) tinha dado entrada no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto.

Aparentemente tratava-se de uma ave criada em cativeiro, tinha uma anilha fechada numerada e estava severamente emagrecida, com uma fractura numa das asas. Um quadro difícil e muito triste para qualquer pessoa e em especial para qualquer falcoeiro.

Rapidamente se iniciaram os contactos e em poucas horas conseguimos localizar o criador  da ave (em Espanha) através do número da anilha fechada. Tendo esta informação o nosso associado Nuno Garcia fez vários contactos  e conseguiu determinar que a ave se tinha perdido, sem deixar rasto, em Espanha (há varias semanas) . Em conversa com o proprietário e após explicar a situação em que a ave se encontrava foi acordado que o Nuno Garcia ficaria legalmente e doravante responsável pela mesma.

Prontamente a ave foi encaminhada para um veterinário, observada e tratada. A extensão da fractura e o facto de se tratar de uma ferida com muitos dias de evolução poderá ditar que a ave apenas recupere parcialmente. Provavelmente não poderá voltar a voar (o que nos deixa bastante tristes) mas seguramente poderá ter uma segunda oportunidade e chegar mesmo a reproduzir-se. 

Bem-haja a todos os envolvidos neste processo e em especial à colaboração do Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto e claro ao Nuno Garcia.