No passado dia 27 de Julho fomos informados que um Falcão peregrino (Falco peregrinus) tinha dado entrada no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto.
Aparentemente tratava-se de uma ave criada em cativeiro, tinha uma anilha fechada numerada e estava severamente emagrecida, com uma fractura numa das asas. Um quadro difícil e muito triste para qualquer pessoa e em especial para qualquer falcoeiro.
Rapidamente se iniciaram os contactos e em poucas horas conseguimos localizar o criador da ave (em Espanha) através do número da anilha fechada. Tendo esta informação o nosso associado Nuno Garcia fez vários contactos e conseguiu determinar que a ave se tinha perdido, sem deixar rasto, em Espanha (há varias semanas) . Em conversa com o proprietário e após explicar a situação em que a ave se encontrava foi acordado que o Nuno Garcia ficaria legalmente e doravante responsável pela mesma.
Prontamente a ave foi encaminhada para um veterinário, observada e tratada. A extensão da fractura e o facto de se tratar de uma ferida com muitos dias de evolução poderá ditar que a ave apenas recupere parcialmente. Provavelmente não poderá voltar a voar (o que nos deixa bastante tristes) mas seguramente poderá ter uma segunda oportunidade e chegar mesmo a reproduzir-se.
Bem-haja a todos os envolvidos neste processo e em especial à colaboração do Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto e claro ao Nuno Garcia.