Encontro Nacional 2017 em Viana do Castelo foi um sucesso

Um momento extraordinário. O Encontro Nacional da APF que decorreu em Viana do Castelo nos dias 25 e 26 de Novembro marcará, seguramente, um antes e um depois na história da organização dos Encontros da nossa associação.

O encontro rumou pela primeira vez ao norte do país e assentou arraiais durante dois dias na zona de Vila Nova de Anha, sob hospitalidade da Associação de Caçadores desta localidade. O campo de voo mostrava-se bastante difícil para algumas aves e falcoeiros habituados a “vistas mais largas” mas, apesar disso, foi possível à grande maioria das aves e falcoeiros adaptarem-se e realizarem os seus voos em segurança e dar mostras de grande qualidade.

Assistiram ao encontro aproximadamente 75 pessoas. Nos voos participaram cerca de 22 falcoeiros com mais de 30 aves. Apesar da logística necessária acreditamos que foi possível manter um nível de organização e lidar com alguns imprevistos que ocorrem sempre nestes eventos.

Podem ver mais de 250 fotos no Flickr da APF

Este momento é, acima de tudo, um momento de convívio entre os praticantes nacionais. A edição de 2017 deu especais provas disso com um ambiente acolhedor, divertido e sincero. A hospitalidade e organização dos falcoeiros do norte superou as expectativas de todos e estabeleceu um novo patamar de exigência para o futuro. 

A logística durante o desenrolar dos voos foi facilitada pela existência de instalações de apoio onde se realizou o almoço, do qual se destaca um bolo fantástico confeccionado pela nossa associada Rosimeire Martins, e a Assembleia Geral da APF, que contou com uma excelente participação, o que demonstra o envolvimento dos associados na vida da sua associação.

O jantar decorreu animado num hotel próximo, sendo seguido de uma Palestra sobre o uso de GPS para seguimento de aves de presa de falcoaria a cargo do falcoeiro espanhol Santiago Camarena. A palestra levantou bastantes dúvidas e permitiu actualizar conhecimentos a todos os que assistiram.

A manhã de domingo decorreu a bom ritmo com várias aves a serem voadas e a dar bons espectáculos. O dia fechou com o almoço de convívio e permitiu, a todos, regressar a casa em tempo útil durante a tarde. Aos falcoeiros que se deslocaram ao encontro Viana deixa lembranças muito agradáveis e ensinamentos que não vamos esquecer.

A APF gostaria de aproveitar para agradecer, publicamente, à Associação de Caçadores de Vila Nova de Anha, à Junta de Freguesia de Anha, aos Falcoeiros do Norte que acolheram o colectivo nacional.