Devolução de peneireiro comum ao ninho

Foto: Don Richardson 2022

 

No passado dia 16 de junho a Associação Portuguesa de Falcoaria (APF) foi contactada pela Sr.ª Sílvia, devido a um exemplar de peneireiro comum (Falco tinnunculus) juvenil que tinha abandonado o ninho prematuramente.

Apesar da APF ser uma associação que se centra na caça com aves de rapina, faz parte do nosso espírito, tentar ajudar nestes casos. 

Este tipo de ocorrências com juvenis é relativamente comum neste período em que os juvenis estão em grande desenvolvimento e a poucos dias de sair do ninho de forma definitiva. 

Geralmente, neste tipo de situações, o ideal é, se possível, devolver a cria ao ninho de forma a que a natureza possa seguir o seu curso com a mínima intervenção humana. Caso isto não seja possível, deixar a ave num local seguro pode ser suficiente para garantir que os pais mantém os cuidados necessários. Só se isto não for possível deve haver intervenção humana. 

Pequenos falcões já no ninho

 

Este episódio acabou por ter um final feliz com a localização do ninho e a devolução da cria ao mesmo. Esta “operação” foi levada a cabo por um associado nosso que contou com a ajuda e presença da família que encontrou a ave. 

Agradecemos à Sr.ª Sílvia a preocupação e prontidão em encontrar uma solução para este pequeno falcão.  

Caso encontre uma cria ou um animal selvagem saiba o que fazer consultado este artigo disponibilizado pela LPN:

https://www.lpn.pt/pt/cidadania-ambiental/dicas-uteis/encontrar-um-animal-selvagem-ferido