Companhia das Lezírias acolhe Encontro Nacional da APF 2022

 

Decorreu nos dias 19 e 20 de Novembro o Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Falcoaria de 2022.

Nesta edição, o local escolhido foi o campo de treino da APF, situado nos terrenos da Companhia das Lezírias. Estiveram presentes 34 associados e 30 convidados.

Pretendeu-se não só dar a conhecer as excelentes condições do campo, mas também proporcionar aos presentes as ótimas condições de logística disponibilizada pela Companhia das Lezírias.

Foram voados um total de 30 aves com maior destaque para o Falcão Peregrino, uma ave ícone da falcoaria clássica que tem vindo a ganhar popularidade junto dos praticantes nacionais. 

No final do primeiro dia realizou-se a Assembleia Geral da APF, na qual participaram 30 associados.

No tradicional jantar, que contou com a presença de ilustres convidados, nomeadamente: Patrícia Leite, em representação do Município de Salvaterra de Magos;  Dr.ª Natália Correa Guedes, primeira presidente da APF e Nuno Sepúlveda Velloso (em memória do seu pai, com quem partilha o nome).

Durante o jantar foi feito um enquadramento da Falcoaria Portuguesa, uma caracterização histórica e a explicação do seu ressurgimento, que deu origem à criação da nossa Associação e mais tarde ao reconhecimento pela UNESCO da Falcoaria como Património Imaterial da Humanidade. Este momento terminou com uma homenagem ao saudoso Nuno Sepúlveda Veloso.

No segundo dia o Encontro APF manteve uma significativa afluência, registando-se a presença de associados que não puderam estar presentes no dia anterior.

A centralidade do campo de treino permitiu a presença de falcoeiros vindos dos distritos situados nos extremos norte e sul.

O encontro decorreu sob excelentes condições atmosféricas e pautou-se por um momento de excelente convívio entre amigos que querem continuar a disfrutar de tão nobre arte.