Curso de iniciação à falcoaria marcado pela presença feminina

Realizamos, no passado dia 29 de outubro, mais uma edição do nosso curso de iniciação à Falcoaria. Esta edição teve lugar nas instalações da Falcoaria Real de Salvaterra de Magos que foram, mais uma vez, gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Salvaterra, à APF, para realização desta atividade.

O curso decorreu nos moldes que começamos a testar em 2017. Todos os formandos receberam, previamente, o nosso Manual de Apoio ao Curso de Iniciação para que pudessem estudar um conjunto de conteúdos considerados de conhecimento obrigatório. O dia do curso fica assim reservado ao esclarecimento de dúvidas, abordagem de alguns temas mais complexos, e claro, ao treino de alguns procedimentos básicos necessários à prática, como o levantar e colocar uma ave no poleiro (de forma segura), os voos ao punho e claro, o sempre exigente, nó de falcoeiro.

Esta edição foi marcada por um público maduro, bastante informado e principalmente por uma forte presença feminina. É relevante notar o grande interesse que a falcoaria desperta junto de cada vez mais mulheres. Esperamos que o nosso curso e a evolução destas aspirantes a praticantes permitam que as mulheres falcoeiras assumam o seu papel de centralidade na prática (lugar que é seu por direito).

Este ano ainda teremos uma edição do nosso curso na zona norte do país e um conjunto de outros eventos que poderão seguir em: www.apfalcoaria.org/eventos