Copa Ibérica 2018 em Macedo de Cavaleiros com grande participação nacional e internacional

A Associação Portuguesa de Falcoaria colaborou, mais uma vez, com a organização da Copa Ibérica de Cetraria, prova que ocorreu nos dias 26 a 28 de Janeiro 2018, durante a feira de Caça e Turismo de Macedo de Cavaleiros. Esta prova reuniu, pelo 10 ano consecutivo, praticantes de falcoaria oriundos de Portugal, Espanha, Holanda e República Checa.

Durante os dois dias da competição, mais de 60 falcoeiros testaram as suas aves de presa, os seus dotes no voo e de caça ao mais alto nível sem nunca esquecer um convívio saudável e fraterno entre os participantes que já é marca deste evento. Durante os dois dias de competição perfilaram-se 81 aves em competição (16 falcões, 17 açores, 28 harris. 15 pequenas aves e 5 águias)

O tempo ajudou ao desenrolar das provas (em especial no Sábado) e tivemos alguns lances de grande qualidade.

Ver mais de 200 fotos de Rosimeiry Martins no nosso arquivo no Flickr: https://flic.kr/s/aHsmdmwutG 

CLASSIFICAÇÕES:

Altanaria

  1. Pedro Gigantos ES
  2. Pedro Gigantos ES
  3. Álvaro Ugarte ES
  4. Manuel Coelho PT
  5. Michael Buil ES

Açores

  1. Pedro S.Juan ES
  2. Pedro S.Juan ES
  3. David Zumeta ES
  4. Victor Manuel ES
  5. Israel Cubian ES

Harris

  1. Victor Manuel ES
  2. Trifinio Vegas ES
  3. Angel Barcenilas ES
  4. Francisco Glez ES
  5. Vasco Queiroga PT

Grandes Águias

  1. Raul Lomas ES
  2. Raul Lomas ES
  3. Ondrej Vach RC
  4. Jordi Ares ES
  5. Jorge Teixeira PT

Pequenas Aves

  1. Daniel Sanchez ES
  2. Juan José Valero ES
  3. Evaristo ES
  4. Bruno Alves PT
  5. Victor Manuel ES

De destacar, também nesta edição, alguns pontos de especial interesse como a primeira edição de uma prova para grandes águias, onde a Águia-real foi a espécie rainha e a criação da “Ordem Ibérica de Cetreiros que Caçam com Grandes Águias”. Decorreu também, a segunda edição do Troféu Interpaises que a comitiva de Espanha levou de vencida.

Para a Associação Portuguesa de Falcoaria a realização deste tipo de prova assume um papel importante na criação de momentos de convivo, troca de experiência e aprendizagem entre cetreiros de Portugal e além-fronteiras. A Copa Ibérica, de Macedo de Cavaleiros, conta com um ambiente único de enorme camaradagem onde a amizade é a palavra de ordem, sendo este um dos principais atractivos da mesma. A Associação Portuguesa de Falcoaria realça a importância deste espírito construtivo para a promoção responsável da prática em Portugal. Os apaixonados por este método de caça singular puderam desfrutar, em Macedo de Cavaleiros, de um campeonato de primeiro nível.