A Associação Portuguesa de Falcoaria colaborou, mais uma vez, com a organização da Copa Ibérica de Cetraria, prova que ocorreu nos dias 26 a 28 de Janeiro 2018, durante a feira de Caça e Turismo de Macedo de Cavaleiros. Esta prova reuniu, pelo 10 ano consecutivo, praticantes de falcoaria oriundos de Portugal, Espanha, Holanda e República Checa.
Durante os dois dias da competição, mais de 60 falcoeiros testaram as suas aves de presa, os seus dotes no voo e de caça ao mais alto nível sem nunca esquecer um convívio saudável e fraterno entre os participantes que já é marca deste evento. Durante os dois dias de competição perfilaram-se 81 aves em competição (16 falcões, 17 açores, 28 harris. 15 pequenas aves e 5 águias)
O tempo ajudou ao desenrolar das provas (em especial no Sábado) e tivemos alguns lances de grande qualidade.
Ver mais de 200 fotos de Rosimeiry Martins no nosso arquivo no Flickr: https://flic.kr/s/aHsmdmwutG
- Pedro Gigantos ES
- Pedro Gigantos ES
- Álvaro Ugarte ES
- Manuel Coelho PT
- Michael Buil ES
Açores
- Pedro S.Juan ES
- Pedro S.Juan ES
- David Zumeta ES
- Victor Manuel ES
- Israel Cubian ES
Harris
- Victor Manuel ES
- Trifinio Vegas ES
- Angel Barcenilas ES
- Francisco Glez ES
- Vasco Queiroga PT
Grandes Águias
- Raul Lomas ES
- Raul Lomas ES
- Ondrej Vach RC
- Jordi Ares ES
- Jorge Teixeira PT
Pequenas Aves
- Daniel Sanchez ES
- Juan José Valero ES
- Evaristo ES
- Bruno Alves PT
- Victor Manuel ES
De destacar, também nesta edição, alguns pontos de especial interesse como a primeira edição de uma prova para grandes águias, onde a Águia-real foi a espécie rainha e a criação da “Ordem Ibérica de Cetreiros que Caçam com Grandes Águias”. Decorreu também, a segunda edição do Troféu Interpaises que a comitiva de Espanha levou de vencida.
Para a Associação Portuguesa de Falcoaria a realização deste tipo de prova assume um papel importante na criação de momentos de convivo, troca de experiência e aprendizagem entre cetreiros de Portugal e além-fronteiras. A Copa Ibérica, de Macedo de Cavaleiros, conta com um ambiente único de enorme camaradagem onde a amizade é a palavra de ordem, sendo este um dos principais atractivos da mesma. A Associação Portuguesa de Falcoaria realça a importância deste espírito construtivo para a promoção responsável da prática em Portugal. Os apaixonados por este método de caça singular puderam desfrutar, em Macedo de Cavaleiros, de um campeonato de primeiro nível.