Convívio de treino de falcões para Altanaria

Falcão presente no convivo de treino de falcões para altanaria

O convívio de treino de falcões para altanaria, aconteceu no dia 23 de agosto, em Borba.

Este pequeno evento uniu praticantes experientes e interessados pela falcoaria e em especial pela arte da altanaria (se não sabe o que é a altanaria leia o nosso explicador no final do artigo).

O evento, focado no treino de falcões juvenis para esta forma de caça tão especial, permitiu aos participantes conhecer as várias fases do treino destas aves. 

 

O encontro decorreu num ambiente descontraído e informal, com a maior parte do dia dedicada a conversas no campo e ao treino de falcões juvenis. Esta abordagem relaxada foi um dos pontos mais elogiados pelos participantes.

O dia terminou com um jantar que reforçou o espírito de convívio. O jantar decorreu num dos excelentes restaurantes que a zona oferece. Durante a refeição os participantes partilharam histórias, experiências e trocaram opiniões e ideias sobre a falcoaria.

O convívio de treino de falcões para altanaria foi organizado pela Associação Portuguesa de Falcoaria (APF) e pela Associação Alentejana de Falcoaria (ALFA).

A APF expressa o seu profundo agradecimento a todos os envolvidos na organização e a todos os participantes que contribuíram para o sucesso deste encontro.

 

Explicador >> O que é Altanaria?

Para quem não conhece, a altanaria é uma das mais fascinantes técnicas de caça com falcões.

Neste tipo de lance o falcoeiro solta a sua ave antes que a presa levante voo. Depois o falcão sobe a grandes alturas, planando em círculos a centenas de metros do chão (muitas vezes é apenas visível como se fosse um ponto no céu).

Finalmente, quando a presa finalmente levanta voo, o falcão tenta realizar a captura em voo picado.

Esta modalidade de caça é ideal para campos abertos e com poucas árvores, sendo mais utilizada na caça de aves como patos, perdizes e faisões.