Candidaturas para representante nacional no Festival de Falcoaria 2017

É já em Dezembro de 2017 que se irá realizar a quarta edição do Festival Internacional de Falcoaria. Tal como em edições anteriores, terá lugar nos Emirados Árabes, em Abu Dhabi. Este evento realiza-se desde 2007 e é um dos pontos de encontro principais dos falcoeiros e amantes desta arte de todo o mundo.

Portugal tomou lugar neste festival com representantes nacionais pela primeira vez na anterior edição, em 2014, tendo sido patrocinada a viagem e estadia a dois representantes de Portugal, e a um artesão. Este ano, ao contrário dos anteriores, o festival irá ser organizado pela Associação Internacional de Falcoaria (IAF), com o patrocínio do clube de falcoeiros de Abu Dhabi e Portugal recebeu, através da APF (na sua qualidade de membro da IAF), o convite para enviar dois representantes para estarem presentes nesta celebração.

O Festival decorre de 4 a 9 de Dezembro em Abu Dhabi. O “motte” deste ano será a “juventude e a passagem de património ao longo das gerações”, sendo este um dos factores limitantes a quem poderá participar. Assim, o convite é dirigido (especificamente pela comissão organizadora) a “jovens” com idade não superior a 25 anos (no caso de jovens com menos de 16 anos terão que estar acompanhados, e menos de 14 anos acompanhados pelo encarregado de educação (pagando este os seus custos)).

Tendo em conta a enorme importância que este tipo de eventos têm para a comunidade mundial de falcoaria, a APF deliberou que seria importante enviar um representante da Associação que integre a direcção (respeitando as regras impostas pela organização), para mais facilmente estabelecer contactos com outras associações, e garantir uma participação responsável por parte da nossa nação.

Fica assim, em aberto para candidaturas um lugar para um representante que irá depois ser escolhido em reunião de direcção.

Os critérios de selecção são os seguintes:

  • Ser associado da APF e ter quotas regularizadas
  • Ter idade não superior a 25 anos à data de inicio do Festival ( 4 de Dezembro 2017)
  • Envolvimento nas actividades da APF
  • Capacidade de falar pelo menos uma língua estrangeira;
  • Disponibilidade para participar no festival cumprindo uma das tarefas confiadas pela organização ou fazendo uma apresentação relacionada com a sua aprendizagem(com valorização dada a quem tenha tido o apoio de um mentor);
  • Comprometer-se a realizar um pequeno artigo a descrever a sua experiência em conjunto com o representante da Direcção;
  • Garantir disponibilidade pessoal entre as datas referidas.

As propostas de inscrição/candidaturas deverão ser enviadas para: apfalcoaria@gmail.com até 31 de Março. Serão valorizadas propostas que incluam ideias de tópicos a apresentar no festival.

Além dos representantes nacionais a APF dará apoio logistico a todos os falcoeiros interessados a participar no festival de forma individual (sem patrocínio). 

No caso das propostas enviadas não permitirem uma deliberação por unanimidade da Direcção a decisão será remitida para a Assembleia Geral da APF.