APF apoia a proibição do Diclofenaco veterinário

 

A APF apoia e subscreveu, oficialmente, a campanha pela proibição do uso do Diclofenaco Veterinário na Europa.

O Diclofenaco, uma droga anti-inflamatória veterinária, poderá destruir os abutres europeus. Isto quando existem medicamentos alternativos, a preços semelhantes, e que não são prejudiciais para estas espécies.

Em 2013, a droga foi aprovada para uso em Espanha, e agora também é legal na Itália – com um pedido pendente em Portugal. Juntos, esses três países abriram 95% dos abutres da Europa.

A APF e a IAF assinaram oficialmente uma petição – lançada pela BirdLife International e grupos europeus de conservação (como a SPEA em Portugal) – para proibir o Diclofenaco veterinário.

O Diclofenaco foi responsável por um declínio de 99% nas populações de quatro espécies de abutre no subcontinente indiano na década de 1990. A proibição nessa zona do globo levou a uma redução no declínio destas espécies.

Ao limpar os resíduos e digerir alimentos que prejudicariam outros animais e o meio ambiente, os abutres economizam milhões de euros por ano aos estados europeus.

Um estudo de 2014 também detectou os efeitos da intoxicação por Diclofenaco em Águias das Estepes, sugerindo que poderia haver um risco para outras espécies não-abutres.

Por favor, assista e compartilhe o vídeo abaixo e participe ao adicionar sua assinatura a esta campanha.