Aconteceu a primeira edição do Curso de Iniciação à Falcoaria 2017

A primeira edição do Curso de Iniciação à Falcoaria da APF decorreu no passado dia 27 de Maio nas instalações (gentilmente cedidas) pela Falcoaria Real de Salvaterra de Magos.

Este ano o curso conta com um formato renovado que privilegia mais a parte prática e a interação com as aves de presa. Assim, aos formandos, é pedido que estudem o documento de apoio previamente enviado pela nossa associação. Desta forma é possível tornar o curso mais ágil e usar o período da manhã para esclarecimento de dúvidas e abordar alguns temas mais complexos. O período da tarde é usado, após um almoço entre todos os participantes, para demonstrar e treinar alguns procedimentos essenciais à prática como o “aparelhar de uma ave”, o seu maneio das aves em segurança ou os voos ao punho.

Esta primeira edição de 2017 contou com 15 formandos. De realçar a presença de algumas crianças e jovens o que dá mostra do crescente futuro que esta arte pode ter entre nós (na foto de destaque: Rafael Gonçalves, participante no curso e associado da APF). Os formandos demonstraram ter estudado a matéria enviada com a colocação de perguntas pertinentes e direccionadas. Acreditamos que se criou um bom ambiente de convívio que ajudou a que a formação decorresse num ambiente informal e propicio à troca de experiências.

Nem tudo foi perfeito nesta edição e infelizmente não foi possível a que todos os formandos treinassem o voo ao punho com uma ave o número de vezes suficiente (aspecto que tentaremos melhorar nas próximas edições). 

No final do curso os formadores realçaram a importância dos aspirantes procurarem a ajuda de outros falcoeiros que se dediquem ao tipo de lance que mais os apaixona (sendo esta a melhor maneira de aprenderem a praticar Falcoaria).

Ainda em 2017 o Curso de Iniciação à Falcoaria terá mais edições tanto em Salvaterra de Magos como no Norte do País. Não deixem de se manter atentos a: https://apfalcoaria.org/eventos/