A Associação Portuguesa de Falcoaria aplaude acção de apreensão a aves de presa em situação ilegal

Associação Portuguesa de Falcoaria tomou conhecimento, pela reportagem emitida pela SIC , da apreensão de crias de falcão dos morcegos (Falco rufigularis) nas instalações do Aeroporto de Lisboa por um individuo que realizava controlo de aves com auxílio de aves de presa. Segundo a reportagem, o mesmo indivíduo já se encontrava referenciado pela prática de um acto semelhante.

A Associação Portuguesa de Falcoaria quer dar nota pública do seu aplauso às acções de fiscalização e ao trabalho das autoridades que levaram à apreensão destas aves e um total e veemente repúdio a este tipo de práticas. Sobre estas matérias a posição da Associação Portuguesa de Falcoaria é clara, estas situações constituem ilícitos de índole criminal de enorme gravidade, eticamente abjectas e completamente indesculpáveis. Apelamos a que esta situação e outras de natureza semelhante, que coloquem em causa as aves de presa selvagens, a sua conservação e bem estar, sejam tratadas pelas autoridades com a maior diligência, profundidade e severidade possíveis.

A Associação Portuguesa de Falcoaria deixa patente a sua inteira disponibilidade para colaborar com as autoridades, colocando os seus saberes ao serviço, para qualquer acção que contribua para a melhoria dos processos de controlo da proveniência legal das aves de presa em Portugal. 

A Direcção da Associação Portuguesa de Falcoaria