Viveu-se hoje o 8⁰ aniversário da Falcoaria enquanto Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
A cerimónia, centralizada na Falcoaria Real – Salvaterra de Magos, celebrou não apenas o aniversário deste reconhecimento mas, também, todo o património associado a esta prática no nosso país.
O evento contou com a assinatura de um simbólico protocolo entre a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos e a histórica Falcoaria de Valkenswaard; a apresentação da edição de um manuscrito inédito sobre faz falcoaria (Tratados de Falcoaria – Coletânea séc. XIV-XVI) e a inauguração da nova exposição: Falcoaria no Mundo edição especial Valkenswaard.
A Associação Portuguesa de Falcoaria, enquanto entidade que colaborou na candidatura da Falcoaria em Portugal como património imaterial da humanidade, congratula todos os que tem contribuído para a defesa e promoção desta forma de caça ancestral. Aproveitamos esta oportunidade para agradecer, de forma especial, à Dr. Natália Correia Guedes, o seu papel de mentora e impulsionadora da defesa da falcoaria em Portugal, ao longo da nossa história recente.
Aproveitamos, igualmente, para lembrar o muito que há por fazer em Portugal no campo da defesa da Falcoaria Património Imaterial da Humanidade UNESCO, em especial, que toca ao acesso a terrenos de caça.