Questões frequentes (FAQ)

O que é a falcoaria?

A falcoaria (também designada cetraria) é a arte de adestrar, cuidar e caçar com aves de presa peças de caça no seu meio natural. Esta é a definição aceite a nível MUNDIAL para caracterizar esta arte. Pode consultar  descrição mais pormenorizada acedendo AQUI!

As demonstrações, feiras medievais e controlo de aves são formas de falcoaria?

Não. Todas essas atividades utilizam técnicas desenvolvidas por falcoeiros ao longo de séculos, mas não podemos tomar a parte pelo todo. Estas atividades não são consideradas como falcoaria por não contemplarem a caça (enquanto atividade não remunerada de contacto com a natureza). Todas estas atividades são relevantes e dignas nos seus contextos e podem servir para informar o público sobre o papel da falcoaria na história e sobre a importância das aves de presa para assegurar a segurança de pessoas e/ou bens. No entanto, não devem ser consideradas e/ou publicitadas como “falcoaria”.

É legal ter uma ave de presa em Portugal? 

Sim, é legal. Ter uma ave de presa em Portugal exige que a mesma seja originária de reprodução em cativeiro e que se prove essa origem. As aves de presa, muitas vezes ameaçadas em estado selvagem, são protegidas por diretivas nacionais e internacionais. Assim, para um particular poder ter uma ave de presa em seu poder tem de fazer prova da sua legalidade. Para isso serve o registo das aves junto das autoridades do Estado Português ao abrigo da convenção CITES.

Como se reconhece uma ave em situação legal?

As aves de presa criadas em cativeiro são marcadas com uma identificação individual, geralmente não passível de remoção, que comprova que a sua origem foi a reprodução em cativeiro. Além desta forma de identificação, os proprietários das aves devem possuir a documentação que lhes é correspondente.

Para caçar com uma ave de presa basta o registo no ICNF?

Não! O processo de caça com uma de presa obedece às condicionantes impostas pela lei da caça. No entanto o processo de registo das aves junto do ICNF é obrigatório para a prática da caça com aves de presa em Portugal (Regulamento da Lei Geral da Caça, Artigo 83º). Para facilitar a compreensão dos condicionantes legais relacionados com o exercício da caça com aves de presa a APF fornece um compêndio da legislação aplicável a este método de caça.

Posso ter uma ave de presa sem praticar falcoaria?

Legalmente sim. No entanto não aconselhamos ninguém a ter aves de presa como animal de estimação, ou ave ornamental. O bem-estar destas aves e as suas exigências ao nível de alimentação, alojamento e o seu carácter independente e instinto de predação NÃO as torna um bom animal de estimação ou de ornamentação. Além disso pode inadvertidamente vir a prejudicar a ave se não souber responder às suas necessidades básicas.

O que devo saber para praticar falcoaria?

Aconselhamos qualquer interessado em aves de presa e na prática da falcoaria a consultar o nosso Manual de Introdução à Falcoaria, que poderá descarregar diretamente e gratuitamente. Aqui encontrará informação concreta e fidedigna sobre esta arte de caça e poderá compreender melhor aquilo que a mesma envolve. Pode registar-se gratuitamente no nosso fórum e utilizar o fórum publico para colocar as suas questões.

Encontrei uma aves de presa! O que devo fazer?

Veja nesta página como actuar nestes casos!