COMUNICADOS

Carta e esclarecimento aos deputados relativamente a projectos de lei sobre a utilização de Animais nos Circos

Exmo. Senhores (as) Deputados (as) da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

A Associação Portuguesa de Falcoaria tomou conhecimento da discussão a ter lugar no seio da Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, que visa regulamentar a utilização de Animais em Circos. Neste âmbito a nossa associação quer deixar patente a sua preocupação com a redação proposta em alguns diplomas, que incluem alíneas de caracter generalista e que, se aplicadas, irão impedir a apresentação, exposição e realização de demonstrações públicas com aves de rapina. Ler mais »

A Associação Portuguesa de Falcoaria aplaude acção de apreensão a aves de presa em situação ilegal

Associação Portuguesa de Falcoaria tomou conhecimento, pela reportagem emitida pela SIC , da apreensão de crias de falcão dos morcegos (Falco rufigularis) nas instalações do Aeroporto de Lisboa por um individuo que realizava controlo de aves com auxílio de aves de presa. Segundo a reportagem, o mesmo indivíduo já se encontrava referenciado pela prática de um acto semelhante.

Ler mais »

Resposta à proposta da SPEA relativa à Falcoaria para o “Novo Regime Jurídico da Gestão dos Recursos Cinegéticos e do Exercício da Caça na Região Autónoma dos Açores”

Em resposta à proposta da SPEA relativa ao Decreto Legislativo Regional que aprova o “Novo Regime Jurídico da Gestão dos Recursos Cinegéticos e do Exercício da Caça na Região Autónoma dos Açores”, onde se lê: 3. Não permitir a utilização de furão e de aves de presa como meios de caça, pois, ao serem espécies exóticas, a sua introdução pode colocar em risco os ecossistemas nativos dos Açores;”, a Associação Portuguesa de Falcoaria comunica à SPEA e aos Senhores Deputados do Governo Regional dos Açores e demais interessados, o seguinte:

Ler mais »

Resposta ao comunicado do PAN relativo ao controlo de gaivotas com aves de presa em hotel no Algarve

A Associação Portuguesa de Falcoaria tomou conhecimento do comunicado do PAN relativo ao controlo de gaivotas realizado com aves de presa numa unidade hoteleira no Algarve. Neste comunicado, publicado no site oficial do partido, no dia 17 de agosto, pode ler-se: “ o PAN manifestou a sua indignação, por se tratar de um ato cruel e sem qualquer preocupação pelo bem-estar animal.”

Ler mais »

Posição sobre os “espectáculos de falcoaria”

A Associação Portuguesa de Falcoaria dá razão do aparente aumento de entidades e/ou empresas promotoras de actividades de demonstração com aves de presa. Por esta razão e no respeito pela necessidade de preservação das características associadas ao Património Imaterial (reconhecido pela UNESCO) e não menos importante, da correta difusão de informação junto do público, vem a Associação Portuguesa de Falcoaria deixar patente:

Ler mais »